
Prédio da Capitania Fluvial de Goiás, no Setor Central, em Goiânia — Foto: Marinha/Divulgação
A Marinha do Brasil realizou, nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, a inauguração da Capitania Fluvial de Goiás (CFGO), em Goiânia, durante o evento, o Capitão de Fragata Divanildo Felipe Santiago foi investido no cargo de Capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Goiás. Essa Organização Militar nasce com o propósito de contribuir para as atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações em sua área de jurisdição.
O Estado de Goiás era, até então, o único da federação que não possuía uma Organização Militar da Marinha permanentemente presente, apesar da atuação regular da Capitania Fluvial de Brasília na região e dos exercícios realizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais em Formosa.
O Estado de Goiás abriga grandes bacias hidrográficas como o Rio Araguaia, Paranaíba, Rio Corumbá e o Rio Meia-Ponte. Além dos lagos formados do represamento de hidrelétricas como Serra da Mesa, Três Ranchos, Corumbá, São Simão, Lago das Brisas, entre outros. Essa vasta extensão faz com que aumente a atividade fluvial, não só de pesca ou profissional, mas também de lazer.

Como escoteiros do mar, desejamos bons ventos a mais esta grandiosa missão assumida por nossa gloriosa Marinha do Brasil, que continue sempre protegendo nossas riquezas e cuidando da nossa Gente, como sempre fez desde os tempos do Marques de Tamandaré e até os dias atuais. Sempre Alerta Para Servir. #marinhadobrasil
Fonte/Fotos: Adaptado da Internet (G1/GO, Defesa, Portal Goiás)


Comentários