Desbravadores, Escoteiros e Bandeirantes – Existe diferença? Confira o nosso resumo.

 

Devemos destacar que os escoteiros foram criados bem antes, tendo a sua data inicial no ano de 1907, na ilha de Brownsea (Inglaterra), pelo então General e futuro Lord de Giwell: Robert Stephenson Smyth BadenPowell (B-P),  no início era apenas  masculino, as mulheres só passaram a fazer parte do escotismo  a partir de 1909, data que marca o nascimento das Bandeirantes, movimento irmão ao escoteiro mas destinado unicamente para moças, reflexo do pensamento da época, hoje ambos os movimentos são mistos.

Lenço do clube de Desbravadores sobre os ombros de um juvenil -fonte: internet

Outra questão é que, o movimento escoteiro é independente (hoje no Brasil representados por várias associações, tendo na UEB – União dos Escoteiros do Brasil, um numero maior de praticantes); enquanto os Clubes de Desbravadores são um Ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em questão de programa, tanto escoteiros e bandeirantes como desbravadores têm muita semelhança, pois ambos pretendem formar cidadãos úteis e responsáveis. Uma diferença significativa é que, enquanto o escotismo é “aberto” a todas as religiões, os desbravadores têm uma base religiosa na Igreja adventista. Isso não quer dizer que para ser desbravador é preciso ser um Adventista do Sétimo Dia, pois, a organização é aberta a todos, mas o Clube de Desbravadores foca intensamente nos ensinos bíblicos, independentemente da religião do membro.

O Clube de Desbravadores foi oficializado em nível mundial no ano de 1950 pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia e desde então, assim como o Movimento Escoteiro e Bandeirante vem ajudando jovens no mundo inteiro.

Nós do GEMar 32/GO, observamos a importância da existência de organizações responsáveis que acolham os jovens e os ajudem a terem um “norte” na vida. Entendemos que B-P, não queria criar um movimento, mas uma ferramenta que possibilitasse aos jovens encontrarem o caminho da felicidade. Desejamos vida longa a todos que somam esforços para construção de um mundo melhor para todos. Sempre Alerta e Bons Ventos a todos.

 

 

Sites das Organizações:

Desbravadores – https://www.adventistas.org/pt/desbravadores/

Escoteiros do Brasil – https://www.escoteiros.org.br/

Movimento Bandeirante Brasil  – https://bandeirantes.org.br/

Texto adaptado do site dos Desbravadores: https://desbravastore.wixsite.com/dbvbr/single-post/2015/11/05/escoteiros-e-desbravadores#:~:text=Em%20quest%C3%A3o%20de%20programa%2C%20tanto,base%20religiosa%20na%20Igreja%20adventista.

 

2 comentários em “Desbravadores, Escoteiros e Bandeirantes – Existe diferença? Confira o nosso resumo.”

  1. Embora o Clube de Desbravadores seja um Ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ele é aberto à todas as crianças e adolescentes, sem restrição de religião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *